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Tutoriais

publicado 05/05/2021 16h07 | última modificação 07/05/2021 15h06

Tutorial de primeiro acesso ao SUAP (para alunos)

O acesso ao SUAP oferece vários serviços aos alunos, como: acesso a diversas informações pessoais e acadêmicas e possibilidade de criação de um e-mail institucional.
A seguir, será realizada uma demonstração do primeiro acesso, da criação do e-mail institucional e do acesso as
informações pessoais e acadêmicas.

  • O primeiro acesso deve ser realizado com os seguintes dados:
    a) Usuário: número de matrícula
    b) Senha: NÚMERO DE MATRÍCULA @ifma
    Por exemplo, se seu número de matrícula for 20191BIOACA0000, seu acesso deverá ser realizado com
    esse número em MAIUSCULO da seguinte maneira:
    a) Usuário: 20191BIOACA0000
    b) Senha: [email protected]
  • Logo após realizar o acesso, o sistema solicitará que seja realizada a criação de uma senha de, no mínimo, 8 dígitos.

  • Em seguida, o sistema retornará à página inicial e você deve fazer o acesso utilizando a senha criada.
  • Após o segundo acesso, clique em “Escolha seu email Acadêmico”.

  • Você será redirecionado para escolher seu e-mail acadêmico, dentre as opções disponibilizadas pelo sistema. Além
    disso, deverá informar seu e-mail pessoal.

  • Ao clicar em enviar, seu e-mail acadêmico estará criado e você será redirecionado à página inicial do usuário do SUAP.
  • Você consegue ter acesso a várias informações pessoais e acadêmicas ao Clicar na sua foto ou no seu nome no
    canto superior direito.

  • Basta clicar na aba as informações que tenha interesse.


Criação de e-mail acadêmico (somente alunos com situação ativa)

  • O aluno deverá autenticar no SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública no endereço https://suap.ifma.edu.br. O usuário do aluno no sistema é sua matrícula acadêmica e a senha inicial* é suamatrí[email protected] Caso sua matrícula possua letras colocar as letras maiúsculas e minusculas conforme sistema acadêmico e a palavra “ifma” deverá ser colocada em minúsculo.
  •  Na página inicial do SUAP, o aluno deverá procurar a área de notificações e clicar no menu “Escolha seu e-mail Acadêmico”.

  • Na página seguinte o aluno é direcionado para a tela de criação de e-mail acadêmico. O primeiro passo para criação do e-mail acadêmico é selecionar o e-mail acadêmico no campo “E-mail acadêmico”. Neste campo, não é possível digitar o e-mail, apenas escolher dentre as opções fornecidas pelo sistema. Estas opções são formadas a partir de combinações do nome do aluno. Por exemplo, o aluno João Santos poderia escolher entre as seguinte opções: [email protected] e [email protected], caso estas opções não estejam sendo utilizadas por outro aluno.

  • O campo “E-mail Pessoal” deve ser utilizado para que o aluno informe o seu e-mail pessoal (não acadêmico). Caso o aluno já tenha seu e-mail pessoal cadastrado no SUAP, esse e-mail é mostrado nesse campo, podendo, o aluno, atualizá-lo se necessário. Após escolher o e-mail acadêmico e informar o seu e-mail pessoal o aluno deverá clicar no botão “Enviar”.
  • Após clicar em “Enviar” uma mensagem contendo as instruções de acesso ao e-mail acadêmico é enviado para o e-mail pessoal informado pelo aluno. Após esta etapa, o aluno é redirecionado para a página inicial do SUAP, e uma mensagem de confirmação com fundo verde é exibida no topo da página.

  • O aluno deverá acessar seu e-mail pessoal e procurar pela mensagem de confirmação de criação de e-mail acadêmico que deve ser parecida com o exemplo da Figura. O aluno deverá acessar seu e-mail acadêmico utilizando o link que é informado na mensagem. Esta mensagem contém o login (que é o e-mail acadêmico recém criado) e a senha provisória que deverá ser utilizada no primeiro acesso ao e-mail acadêmico.

Ativação de e-mail acadêmico

Após a criação do email acadêmico, será enviada uma mensagem para seu email pessoal com os primeiros dados de
acesso, conforme imagem abaixo:

É importante ressaltar que seu e-mail acadêmico é do servidor GMAIL, desta forma para realizar seu primeiro acesso,
deverá seguir os seguintes passos:

  • Acessar o google: www.google.com.br
  • Clicar em fazer login:
  • Digitar seu login enviado para o e-mail pessoal e digitar a primeira senha de acesso, também recebida nesse e-mail:

  • Aceitar os termos de condição da sua nova conta e efetuar a criação de uma NOVA SENHA de seu e-mail acadêmico:

*A partir de agora, você poderá utilizar seu e-mail acadêmico, sem limite de armazenamento, incluindo a possibilidade de
participar das salas de aulas virtuais Google Classroom criado pelos seus professores, tanto no navegador, quanto
pelo celular.
** Não esqueça de responder ao questionário de caracterização socioeconômico no SUAP.

Para facilitar o acesso aos mais diversos procedimento realizados em nosso Campus, seguem abaixo alguns vídeos explicativos.

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