Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Assistência ao Aluno
Início do conteúdo da página

Assistência ao Aluno

publicado 30/04/2015 18h37 | última modificação 01/07/2015 17h03

O Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal busca oferecer ao aluno apoio necessário ao seu bem-estar biopsicossocial, executando ações pautadas na Resolução 064, de 05 de dezembro de 2014, que dispõe sobre o Regulamento da Política de Assistência ao Educando do Instituto.

No Campus Bacabal, o NAE dispõe de uma sala de coordenação, um ambulatório, uma sala de atendimento psicopedagógico (para atendimentos individuais) e uma sala de atividades em grupo. Com uma equipe multiprofissional, o Núcleo oferece aos estudantes um suporte de serviço social, além de atendimento psicológico, médico e de enfermagem.


Equipe Técnica

  • Chefe do Núcleo e Psicólogo – Kerson Aniston (nae.bacabal@ifma.edu.br / kerson@ifma.edu.br)
  • Assistente Social – Tereza Talyta Moura (tereza.talyta@ifma.edu.br)
  • Enfermeiro – Claudiney Pereira (claudiney.silva@ifma.edu.br)
  • Médica – Marciana Constâncio (marciana.constancio@ifma.edu.br)
  • Técnica em Enfermagem – Ellayne Lima (ellayne.vieira@ifma.edu.br)
  • Técnica em Enfermagem – Fernanda Pinho Gomes (fernanda.assuncao@ifma.edu.br)

Serviço de Psicologia

Fornece suporte à equipe pedagógica e aos professores sobre os assuntos pertinentes à prática educacional. Realiza acompanhamento e orientações aos alunos por meio de atividades individuais e/ou grupais. Atua em conjunto com a equipe visando ao bem-estar biopsicossocial dos alunos.

Serviço Médico e de Enfermagem

Atende aos alunos no ambulatório, orientando e encaminhando os que estejam necessitando de atendimentos relacionados à saúde. Promove ações de prevenção visando à saúde na escola. Realiza avaliações antropométricas anualmente ou quando necessário para práticas desportivas ou atividades afins.

Serviço social

Desenvolve os programas de assistência ao educando, como por exemplo Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Ajudas de Custo para visitas técnicas. Também são atribuições da equipe de serviço social a realização de visitas domiciliares e aplicação de questionários sócio-econômicos.

Clique aqui para ter acesso a editais de Bolsas e Auxílios.

Fim do conteúdo da página