Página Inicial > Notícias > Divulgado regulamento para formações das comissões eleitorais

Divulgado regulamento para formações das comissões eleitorais

Comissões serão responsáveis por conduzir o processo de escolha do diretor-geral o campus. Elas serão compostas por alunos, professores e técnicos administrativos.
  • publicado 16/03/2021 22h25
  • última modificação 17/03/2021 11h47

A Comissão Disciplinadora e Coordenadora do Processo de Escolha de Diretor Geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal (CDCEBAC) divulgou o regulamento do processo de consulta para escolha dos representantes da comunidade escolar para as comissões Local e Central do Campus Bacabal,  se destina ao processo eleitoral de escolha do(a) Diretor(a)-Geral do campus. As comissões terão representantes do corpo docente, dos servidores técnicos administrativos e do corpo discente, e serão responsáveis por coordenar, supervisionar e homologar todas as etapas da eleição ao cargo de dirigente máximo da unidade.

As inscrições dos candidatos às comissões será realizada mediante preenchimento de formulário eletrônico, disponível na página das eleições do Campus Bacabal, entre os dias 22 e 26 de março. A Comissão Disciplinadora e Coordenadora do Consup ao processo eleitoral de Bacabal divulgará a relação preliminar das inscrições no dia 27 de março. Recursos poderão ser interpostos no dia 29, e a homologação das inscrições ocorrerá no dia 30 de março. O prazo para propaganda dos candidatos será de 01 a 05 de abril, e a votação ocorrerá no dia 06 de abril, das 08h às 20h, de forma virtual, por meio do Sistema Helios Voting. O Acesso ao terminal de votação estará disponível na página das Eleições . Observando todos os protocolos de distanciamento e prevenção à Covid-19, serão disponibilizados terminais para votação presencial para os eleitores que eventualmente não tenham condições de acesso à internet no dia da votação. Professores, técnicos administrativos e alunos do campus Bacabal poderão participar do pleito.

Composição das Comissões

A Comissão Eleitoral do Campus será constituída por membros titulares e seus respectivos suplentes, conforme especificado a seguir:

I- três representantes titulares e cinco suplentes do corpo docente;
lI – três representantes titulares e cinco suplentes dos servidores técnico-administrativos; e
IlI- três representantes titulares e cinco suplentes do corpo discente.

Conforme disposto no regulamento, os três representantes mais votados de cada segmento integrarão automaticamente a Comissão Eleitoral Central. Os titulares da Comissão Eleitoral do Campus que passarem a integrar a Comissão Eleitoral Central serão automaticamente substituídos pelos seus respectivos suplentes, ficando assim definida a formação da Comissão Local.  Impugnações contra este regulamento podem ser solicitadas nos dias 18 e 19 de março, por meio de formulário eletrônico disponível na Página das Eleições. Lá você também encontra todas as informações do processo eleitoral.

Como votar – Para votar pelo sistema Helios Voting, será necessário se autenticar com as credenciais institucionais – login (matrícula) e senha do Suap, Suap Edu ou Q-Acadêmico (assista ao tutorial em vídeo). Caso o servidor ou aluno não faça uso do Suap, Suap Edu ou Q-acadêmico ou tenha esquecido a senha, ele precisa criar ou atualizar seu login e senha, para que tenha acesso à ferramenta de votação. Os tutorais abaixo, elaborados em 2020, servem como referência para criação e redefinição das credenciais institucionais:

Como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no SUAP

Como redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no Q-Acadêmico

Acesse a página das eleições do Campus Bacabal