Página Inicial > Notícias > Professor participa de reunião com a Câmara de Extensão do CONIF

Professor participa de reunião com a Câmara de Extensão do CONIF

Professor de Administração do Campus Bacabal, Francisco de Assis, apresentou ações empreendedoras e de inovação do instituto na reunião virtual
  • publicado 17/02/2021 16h48
  • última modificação 17/02/2021 16h49

Reunião virtual da Câmara de Extensão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) com representantes do IFMA, IFRO e IFSul

O professor de Administração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal, Francisco de Assis Pereira Filho, participou de uma live com a Câmara de Extensão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

“A reunião virtual, realizada em meados de janeiro, serviu para apresentar as habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais da cultura empreendedora no Instituto Federal do Maranhão, inserindo-o em um ecossistema favorável que desenvolve a sociedade e a comunidade acadêmica por meio de práticas inovadoras com a participação ativa de docentes e discentes”, explicou o professor Francisco de Assis, que também é membro titular do Conselho Superior do IFMA, do segmento docente.

Também participaram da live o Reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Flávio Luís Barbosa Nunes e a Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal Rondônia (IFRO), Maria Goreth.

Ao apresentar o IFMA para a Câmara de Extensão do CONIF, o professor Francisco de Assis destacou a participação dos docentes, discentes e técnicos administrativos em eventos de inovação, empreendedorismo e de caráter científico e técnico-científico com a aproximação da instituição a empresas e heads de inovação e tecnologia, além das suas melhores prática neste âmbito.

O Reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Flávio Luís Barbosa Nunes, congratulou o IFMA pelas suas ações extensionistas e de inovação e solicitou a inclusão dos técnicos administrativos na pesquisa sobre cultura empreendedora. “Também parabenizo a iniciativa da reunião e de aproximação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF)”.

A reunião também serviu para verificar com a Câmara de Extensão do CONIF qual vai ser a modelagem e forma de apuração dos indicadores para o “Ranking dos Institutos Empreendedores” (RIE). A apresentação do IFMA, feita em conjunto com a PROEXT, foi baseada no “framewok” e nos pilares empreendedores (Extensão, Cultura empreendedora, Infraestrutura e Inovação).

Maria Goreth, Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal Rondônia (IFRO), ressaltou a importância da interação com a Rede Federal. “A Câmara de Extensão do CONIF já iniciou o trabalho, não de ranquear os institutos empreendedores, mas de reconhecer as melhores práticas e divulgar entre a Rede, além da possibilidade desta informação fazer parte da PNP (Plataforma Nilo Peçanha)”.

O próximo passo agora, explica o professor Francisco de Assis, “deve ser a realização de uma pesquisa sobre cultura empreendedora no âmbito da comunidade acadêmica do IFMA e, posteriormente, um plano de ação para a correção de eventuais desvios e a construção dos indicadores para um IFMA ainda mais empreendedor”, concluiu.