Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus celebra 10 anos de implantação
Início do conteúdo da página Notícias

Campus celebra 10 anos de implantação

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 01/09/2020 17h29
  • última modificação 03/09/2020 21h09

Solenidade homenageou servidores e instituições que contribuíram com a trajetória do Campus.

Servidores, estudantes e personalidades locais se reuniram na última sexta-feira (28) para celebrar a primeira década de implantação do Campus Bacabal do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Com a missão de ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional, o campus completará dez anos de implantação neste mês de setembro. Em razão da Pandemia de Covid-19, o evento foi transmitido pelo canal do Campus no Youtube, de forma a ampliar a participação da comunidade.  Estiverem presentes o Reitor do Instituto Federal do Maranhão, professor Roberto Brandão, o Diretor-geral do Campus Bacabal, professor Maron Gomes e o Deputado Federal João Marcelo.

Fábrica de Inovação

A programação teve início com a entrega de mais uma unidade do projeto Estratégico Fábrica de Inovação, iniciativa que é um dos projetos que compõem o Planejamento Estratégico do IFMA. O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, solucionando demandas locais. Empresas e instituições públicas podem se cadastrar e enviar demandas de projetos científicos, tecnológicos e de inovação por meio da plataforma Inova IFMA.

Para o Reitor do IFMA, o projeto Fábrica de Inovação tem demonstrado sua capacidade e está sendo ampliado no IFMA. “É o emprego da ciência e da tecnologia na busca de soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas e também contribuir com o desenvolvimento de produtos e serviços. O projeto da Fábrica de Inovação já mostrou seu valor, a exemplo de quando recebemos no Maranhão e sediamos no IFMA o programa internacional La Passion.  Ele integra um portfólio de 21 projetos estratégicos que foram pensados pela nossa comunidade”, disse Roberto Brandão, agradecendo a presença do Deputado João Marcelo que tem contribuído com o IFMA por meio da destinação de emendas parlamentares.

Já o parlamentar João Marcelo cita que sua atuação tem sempre focado em contribuir com o desenvolvimento da educação. “Tenho sempre essa iniciativa de contribuir com a educação. Não é diferente com IFMA. Aqui mesmo na unidade de Bacabal já tivemos a oportunidade de contribuir com valores para a edificação da Área de Convivência, que está sendo finalizada, disse o Deputado Federal.

“Esse é um momento importante para o nosso Campus. Entregamos hoje o ambiente da Fábrica de Inovação, que tem origem no planejamento do IFMA e que é pensando para aproximar nossos estudantes da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A Fábrica de Inovação já apresenta três importantes contribuições para o Campus e a comunidade local, como o Sistema de Administração de Atividades Acadêmicas (SUAI); IFMA TUBE, ferramenta que funciona como repositório para vídeos; e o Instavendas, aplicativo com foco na aproximação entre usuários e prestadores de serviços, destacou o professor Maron Gomes.

A estrutura do projeto estratégico Fábrica de Inovação inclui laboratórios fixos instalados nos campi São Luís-Monte Castelo, Caxias e agora Bacabal, além de um laboratório móvel. Está em andamento a implantação de duas novas unidades nos campi de Açailândia e Santa Inês.

Confira as fotos da Entrega da Fábrica de Inovação do Campus Bacabal

Resultado das atividades já desenvolvidas no embrião do projeto Fábrica de Inovação, o Instavendas é um o aplicativo de busca por produtos e serviços. A ferramenta, que promete facilitar a vida de clientes e empreendedores locais já está disponível. Na plataforma já estão registrados serviços como restaurantes, barbearias, lanchonetes, oficinas mecânicas, escritório de advocacia, salão de beleza, mercadinho, serviço de estética, padarias, pizzarias, pedreiro, marceneiro, serralheiro, loja de peças automotivas, loja de móveis, revendedora de cosméticos, vendedora de cama/mesa/banho, frigorífico, produção de biscuits, moda íntima, bolos caseiros, locação e venda de imóveis, manutenção de ar-condicionado, eletricista, diarista, produtos de maquiagem, joias.

Professor Marcelo Eugênio de Castro é um dos responsáveis pela produção do aplicativo Instavendas

“É um aplicativo simples, bem intuitivo e que tem a intenção de aproximar o cliente de uma gama serviços aos usuários da região de Bacabal.  A plataforma está em constante desenvolvimento e já são mais de 150 empreendedores cadastrados. Nela o usuário tem a possibilidade de filtrar a sua busca por categorias e também conhecer os serviços mais buscados”, explica o professor Marcelo Eugênio de Castro Gonçalves, que é da área de informática e também um dos idealizadores do Instavendas.

Homenagens

A solenidade comemorativa prestou homenagens a pessoas e instituições que contribuíram com a história do Campus Bacabal em sua primeira década.  “É preciso parabenizar todos que colocaram seus nomes nesta linda história de uma unidade que teve sua implantação durante a gestão como Reitor do professor José Costa. É também importante reconhecer os nossos estudantes que aqui passaram, razão da existência deste Instituto, e que agora trilham suas caminhadas profissionais após um processo de formação neste Campus. Hoje comemoramos dez anos de crescimento, consolidação de ações e programas voltados para o desenvolvimento sustentável e a formação cidadã de tantas vidas na região do Médio Mearim”, disse o Reitor Roberto Brandão.

Maron Gomes, atual Diretor e um dos primeiros servidores do Campus destaca o sentimento de acompanhar desde muito cedo a história do Campus. “Tive o privilégio de ver nascer e de acompanhar a evolução do Campus Bacabal nestes dez anos. Também tive a oportunidade de testemunhar a concretização dos sonhos de centenas de jovens e trabalhadores, como o sonho de uma mãe que nunca imaginou que seu filho fosse dominar uma língua estrangeira. Sempre digo que o principal bem de uma instituição são as pessoas, pois são elas que fazem a história e deixam marcas. É preciso reconhecer que chegamos na data de hoje com o esforço a partir do trabalho vários servidores que por aqui passaram ou se encontram, e que sobretudo compreenderam a sua importância na transformação de tantos estudantes”, disse.

Confira as fotos das homenagens

Confira as lista de Homenageados

Servidores

Abigail Ferreira Milen

Alfredo Augusto Bacelar

Aline Silva Andade

Antônia Sila Ribeiro

Clarisse Medeiros

Cleudenice Machado

Cleudiane Nascimento Lima

Damarys Souza Afonso

Emília Maria Veloso

Fernanda Helena Ribeiro Cutrim

Flávio Henrick Pessoa

Francisco das Chagas Frazão

Francisco Roberto Brandão Ferreira

Gildean Parga Costa

Gilson Amorim Cesar

Ítalo Lima dos Santos

Julciane de Sousa Carlos

Kerson Aniston Sousa

Luciana Gomes da Silva

Laécio Barros Dias

Marinalva Gonçalves Oliveira

Maron Stanley Silva Gomes

Paulo Ferreira Pacini

Raphael Parga di Magalhães

Reinaldo Conceição da Cruz

Ronaldo Pizzatto do Nascimento

Valdomir Araújo de Carvalho

Zedequias de Oliveira Campos Júnior

José Ferreira Costa

Valéria Maria Martins Carvalho

Instituições / Personalidades Locais

Unidade de Ensino Fundamental 17 de Abril

Colégio Militar Tiradentes III

Sesi Bacabal – Escola Presidente Médici

Waltersar José Carneiro Mesquita

Liduina Francisca Tavares de Sousa

Iniciativas Institucionais 

CLUBIFMA

Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão de Línguagem

Núcleo de Teatro Deux Ex Machina

Votação da Comunidade – Servidores

Joaquim Thelo da Rocha Magalhães – TAE

Adalberto da Silva Júnior – TAE

Jucelino Conceição Pereira – TAE

Isa Prazeres Pestana – Docente

Huerllen Vicente – Docente

Alana Brito Barbosa – Docente

Maria das Graças de Oliveira – Docente

Assista a Live comemorativa aos 10 anos do Campus Bacabal

Confira também o vídeo em homenagem aos 10 anos do Campus Bacabal

registrado em:
Fim do conteúdo da página