Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Bacabal compõe grupo de pesquisa que busca fármacos contra a Covid-19
Início do conteúdo da página Notícias

Os testes em laboratório foram feitos a partir dos componentes químicos do óleo de Buriti.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 23/06/2020 16h48
  • última modificação 23/06/2020 16h56

O professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal,  Janilson Lima Souza, compõe equipe de pesquisadores que desenvolveram um estudo de relevante interesse científico e social. Trata-se de uma investigação de novos candidatos à fármacos anti Covid-19, que culminou na publicação do artigo intitulado Constituents of buriti oil (Mauritia flexuosa L.) like inhibitors of the SARS-Coronavirus main peptidase: an investigation by docking and molecular dynamics, publicado on-line na segunda-feira, 22 de junho de 2020, no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics, periódico internacional especializado em docking (ligações entre moléculas) e dinâmica molecular.

A equipe de trabalho é composta por pesquisadores dos estados do Maranhão, Piauí e Pará. São os professores  Roosevelt Delano (IFPI/Campus Teresina-Central), Ézio de Sá (IFPI/Campus Picos), Allan Nunes (IFPA/Campus Conceição do Araguaia), Francisco Lima (UESPI/Campus Torquato Neto) e o professor Janilson Lima (IFMA/Campus Bacabal).

Por meio das técnicas computacionais de docking e dinâmica molecular, os autores demonstraram que as moléculas 13-cis-β-caroteno, 9-cis-β-caroteno e α-caroteno presentes no óleo do Buriti, fruta abundante em grande parte do território brasileiro, possuem atividade inibitória em relação a enzima 2GTB (Código PDB), a principal peptidase do SARS-Cov. Moléculas com atividades inibitórias para a ARS-Cov-2 são de extrema relevância científica, pois abrem portas para testes experimentais na esperança da cura para a Covid-19.

O professor do IFMA Campus Bacabal, Janilson Lima, destaca a importância desta pesquisa do ponto de vista científico e social, haja vista que o combate a Covid-19 é uma problemática que exige solução urgente. “E, neste contexto, as instituições de ensino parceiras se debruçam sobre o exercício da pesquisa para o bem social”.

O professor Allan Nunes (IFPA) ressaltou o forte desempenho de todo o grupo envolvido na pesquisa na busca pela cura da Covid-19 e afirma: “os trabalhos irão continuar”. Para o professor Francisco Lima (UESPI), este trabalho “reafirma o papel das Instituições de Ensino Superior como pilares na resolutiva das problemáticas sociais”.

Para acessar o artigo na íntegra: https://doi.org/10.1080/07391102.2020.1778538