Página Inicial > Notícias > Publicada primeira lista de selecionados ao Auxílio Emergencial

Publicada primeira lista de selecionados ao Auxílio Emergencial

• publicado 01/05/2020 21h02
  • última modificação 01/05/2020 21h02

O Campus Bacabal do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, na quinta-feira (30.04) a primeira lista com a relação de estudantes que serão contemplados com o Auxílio Financeiro Emergencial na unidade.  Foram selecionados 144 estudantes. O auxílio será liberado em duas parcelas no valor de R$ 180,00, cada uma.

Conforme estabelecido em edital, todos os classificados devem atualizar seus dados bancários no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). O pagamento será feito em conta bancária no nome do aluno. Os estudantes classificados que ainda não possuírem conta bancária ativa, devem providenciar abertura, preferencialmente de forma virtual.

A primeira lista de selecionados ao Auxílio Emergencial ao Estudante do Campus Bacabal contempla os discentes que já haviam passado por avaliação socioeconômica para os programas de assistência primária do Campus, nos termos do edital nº 01/2020.

Manifestação de Interesse

Outros 35 estudantes serão selecionados a partir de demonstração de interesse. Os interessados têm de 05 a 12 de maio para proceder com a solicitação do Auxílio Emergencial no SUAP.  O estudante deve apresentar o motivo pelo qual deve receber o auxílio, descrevendo a situação econômica familiar e eventuais dificuldades enfrentadas no momento. O resultado será publicado no dia 14 de maio.

Durante o processo, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) poderá solicitar ao estudante solicitante de auxilio eventuais documentos atualizados ou complementares, a fim de validar a avaliação.

Público-alvo, requisitos ao benefício e trâmite

O Auxílio Financeiro Emergencial é destinado aos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio e superior no primeiro semestre do ano letivo de 2020, e que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

É requisito para seleção que o estudante possua caracterização socioeconômica. Estão proibidos de receberem o Auxílio Emergencial do IFMA os estudantes que são titulares do benefício do Auxílio Emergencial do Governo Federal, exceto os que também são beneficiários do Bolsa Família.

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) do Campus Bacabal é o setor responsável pela avaliação de vulnerabilidade social por meio da caracterização socioeconômica já disponibilizada no SUAP, a partir dos critérios estabelecidos na Resolução CONSUP/IFMA Nº 28/2020.

O estudante maior de 18 anos, não beneficiário do Programa Bolsa Família deverá assinar eletronicamente Autodeclaração de não acumulação de benefício através do endereço https://form.jotform.com/201194006739049, no prazo de 2 dias úteis, após divulgação da lista homologada.

O recurso que será destinado ao Auxílio Financeiro Emergencial ao Estudante no Campus Bacabal totaliza o valor de R$ 64.440,00 mil, sendo proveniente do orçamento da Reitoria para ações de Assistência ao Educando.

Interposição de Recursos ao Resultado

O prazo para interposição de recursos será de 02 (dois) dias úteis a contar da divulgação do resultado. Os recursos deverão ser encaminhados por meio do e-mail: drg.bacabal@ifma.edu.br.

Em caso de dúvidas e para envio de documentação, os estudantes do Campus Bacabal podem entrar em contato com a CAE, por meio do endereço de e-mail:  cae.bacabal@ifma.edu.br.

Acesse aqui o Edital nº 07, de 29 de abril de 2020 – Concessão de Auxílio Financeiro Emergencial ao Estudante do Bacabal.

Acesse aqui a Resolução Consup/IFMA nº 28, de 20 de abril de 2020;

Acesse aqui a Nota Orientativa DAE/PROEN nº 01, de 24 de abril de 2020 .