Página Inicial > Notícias > IFMA promove live com debate sobre a crise do coronavírus

IFMA promove live com debate sobre a crise do coronavírus

A live será realizada no Instagram e Youtube, com pesquisadores convidados de universidades do Brasil, Portugal e EUA.
  • publicado 27/04/2020 17h38
  • última modificação 27/04/2020 17h38

Com o objetivo de promover um debate interdisciplinar sobre a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal vai realizar uma live nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, no perfil do Instagram e canal do Youtube. Foram convidados três pesquisadores de universidades no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos para discutir o tema “Covid-19: é possível superar essa crise?” do ponto de vista econômico, sanitário e ambiental.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão nesse domingo (26), já são 2.410 casos confirmados da doença e 125 mortes no território maranhense – no município de Bacabal são 21 casos e um óbito. Diante do estado de emergência de saúde pública, o IFMA montou um Comitê Central de Crise para o enfrentamento ao coronavírus e orientou a criação de comitês locais em cada campus.

Assim como tem ocorrido em outras unidades do Instituto, o Campus Bacabal está empenhado em ações de conscientização e disseminação de conhecimento on-line, como a live desta quinta-feira. A ideia partiu do professor de Economia do campus, Éder Johnson Pereira, que vai mediar o debate entre os três palestrantes convidados e o público que estiver assistindo.

Convidados

Um dos pesquisadores participantes da live será professor Paulo Ferreira, do Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal, e subdiretor da Escola Superior Agrária de Elvas. Ele é doutor em Gestão pela Universidade de Évora e vai falar dos aspectos de gestão empresarial e da situação da Covid-19 na Europa. Outra convidada será Luísa Maria Viegas, pós-doutoranda e professora visitante de Biologia na Universidade de Maryland nos Estados Unidos. Ela vai falar sobre o papel da ciência no enfrentamento à pandemia e também sobre os possíveis impactos ambientais. Também deverá participar da live o coordenador do mestrado em Economia da Universidade Federal de Sergipe, professor Luis Carlos Ribeiro, que vai tratar dos impactos na economia brasileira e maranhense.