Página Inicial > Notícias > Alunos contribuem em planos gestores de escolas públicas

Alunos contribuem em planos gestores de escolas públicas

Projeto de extensão que envolveu os alunos e 13 escolas públicas de Bacabal foi desenvolvido entre os meses de setembro e dezembro de 2019.
  • publicado 30/12/2019 18h39
  • última modificação 30/12/2019 18h39

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal, por meio do Edital Nº 1/2019 de Fluxo Contínuo de Ações de Extensão, executou durante os meses de setembro a dezembro de 2019 o projeto de extensão intitulado: Plano Gestor das Escolas Públicas de Bacabal – MA e região: uma contribuição dos alunos estagiários do IFMA em sua elaboração. O projeto teve como objetivo levar os alunos universitários do IFMA Campus Bacabal a contribuir na elaboração do Plano Gestor das escolas públicas em que estavam realizando seu estágio I.

O projeto contou com os alunos voluntários do 6º período do curso de Licenciatura em Química, sob a coordenação da professora Williane de Fátima Vieira Batista e do Professor Ailson da Silva Lopes. Para a execução do projeto, foram selecionadas 13 escolas públicas: Unidade Escolar Manoel Campos Sousa, Unidade Integrada Professora Maria de Nazareth Pereira Barbosa, U.E.F. José Romeu Neto, Centro de Ensino Estado do Ceará, U.E.F. Prefeito José Vieira Lins, Unidade Escolar Vagno Vieira de Melo, Colégio Militar Tiradentes, Unidade de Educação Fundamental Frei Solano, Centro de Ensino Maria Casimiro Soares, Centro de Ensino Arimathéa Cysne, Centro de Ensino Professor Juarez, da cidade de Bacabal; C. E. Cristóvão Colombo da cidade de Lago da Pedra; e Unidade Escolar Manoel Campos Sousa (Anexo) de Bom Lugar.

Segundo a professora. Williane, coordenadora do projeto, a proposta extensionista proporcionou uma excelente oportunidade para que os alunos do curso de Licenciatura em Química e Gestores Escolares trocassem experiências para elaboração dos seus Planos Gestores e suas ações. “O projeto proporcionou aos alunos estagiários e aos gestores escolares uma discussão sobre a gestão democrática no ensino público, por meio da elaboração do Plano Gestor – 2020, cuja as ações estarão voltadas para o fazer pedagógico e melhor organização das ideias advindas de todo o corpo escolar”, explicou Williane.

O professor Ailson, subcoordenador do projeto, pontuou a necessidade de cada gestão escolar elaborar o seu do Plano Gestor na perspectiva da gestão democrática e usá-lo como instrumento de intervenção para sistematizar às práticas voltadas à melhoria dos indicadores educativos. “Entende-se que o Plano Gestor é um dos instrumentos que apresenta um panorama atual e geral do espaço escolar. Instrumento este que é vivo, provoca reflexão e é flexível, já que passa por constante avaliação”, afirmou.

Ao final, foi realizada a entrega solene dos Planos Gestores em cada escola participante do projeto.