Página Inicial > Notícias > IFMA gradua licenciados e tecnólogos em Bacabal

IFMA gradua licenciados e tecnólogos em Bacabal

Cerimônia foi realizada no 12 de dezembro e graduou acadêmicos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 20/12/2019 14h01
  • última modificação 20/12/2019 14h01

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal realizou no dia 12 de dezembro a colação de grau de sete formandos dos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos. A cerimônia foi realizada na Biblioteca da unidade e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, servidores e gestores do Instituto.

A oradora da turma de Licenciatura em Química, Luana Morais, rememorou os desafios que ela e os colegas precisaram enfrentar ao longo da graduação e os aprendizados que foram construídos ao longo dessa jornada. “Esse não é um caminho fácil. Amadurecemos muito durante o curso, adquirimos conhecimento e compartilhamos muitos desafios e momentos de felicidade. Que possamos continuar aprendendo, pois licenciatura é questão de aprendizado diário. Teremos a possibilidade de construir uma sociedade melhor por meio da Educação”.

O orador da turma de Tecnologia em Alimentos, Lennon Barros destacou a importância da assistência estudantil para assegurar a permanência e o êxito dos estudantes no curso. “Desde que entrei aqui, o IFMA me auxiliou com recursos financeiros e isso foi decisivo para que eu conseguisse permanecer no curso. Sou grato por estar concluindo essa etapa e agora pretende seguir estudando na pós-graduação e, futuramente, ingressas na carreira docente”, disse o formando, que foi aprovado em duas seleções de mestrado: para o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e para o Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Educação que transforma

O reitor Roberto Brandão desejou êxito na nova jornada que se inicia para os acadêmicos e sobre o compromisso que devem ter com a busca permanente do conhecimento. “O Instituto Federal do Maranhão é um projeto de educação que está apresentando resultados concretos. E vocês são a prova disso. A formação que vocês tiveram aqui agora vai possibilitar a transformação de outras vidas. Escolham sempre o caminho da sabedoria, do conhecimento. Parabéns e muito sucesso na caminhada de vocês!”.

O diretor geral do Campus Bacabal, Maron Stanley, enfatizou a importância da interiorização das Universidades e Institutos Federais para garantir o acesso da população a uma educação pública de qualidade. “Em quase dez anos de atuação do Campus Bacabal, por aqui já passaram várias pessoas que tiveram suas vidas transformadas por meio da Educação. Muitos jovens não têm condições de sair para estudar em outras cidades. E o Instituto Federal possibilita que a educação de qualidade chegue ao interior. Defendam essa instituição. Defendam o direito à educação!”.

O paraninfo do curso de Licenciatura em Química, Emanuel Lima, recomendou aos novos licenciados a busca por uma educação crítica, capaz de provocar inquietações e abrir novas perspectivas para seus alunos. “O IFMA Campus Bacabal proporcionou a base, o alicerce de sua formação acadêmica. Usem a educação em seu aspecto transformador, pois como nos diz Paulo Freire, ‘educar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

A paraninfa do curso de Tecnologia de Alimentos, Lívia Pinho, destacou o ofício do tecnólogo em Alimentos e sobre o compromisso que os formandos devem assumir em trajetórias profissionais. “Vocês irão trabalhar com a função social de alimentar, respeitando critérios de ética, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Mantenham o brilho nos olhos e tenham vontade de ser felizes, progredindo na vida”.

A mesa diretora da solenidade foi composta também pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do campus em exercício, Carlos Alberto Lira; pela coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, Leonildes Aguiar Vieira; e pela professora Maria das Graças de Oliveira.