Página Inicial > Notícias > Realizada oitava edição do Christmas

Realizada oitava edição do Christmas

Evento aconteceu no dia 03 de dezembro e tem por objetivo promover a participação linguística e cultural dos alunos em língua estrangeira no período de natal.
  • publicado 10/12/2019 17h01
  • última modificação 11/12/2019 14h39

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal realizou no dia 03 de dezembro, na entrada do campus, a oitava edição do Christmas, com a temática Christmas’Circus. A cada ano, o evento traz um tema diferente para falar do Natal. Foram realizadas apresentações com temas natalinos com números de circo. O evento de Natal se caracteriza pela temática artística e pelo uso de línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol e Libras). Muitos alunos já participaram ao longo desses 8 anos e muitos ainda voltam para assistir ou se apresentar no evento. O objetivo do evento é promover a participação linguística e cultural dos alunos em língua estrangeira.

Participaram do evento alunos do ensino médio integrado, da subsequente e da EJA, servidores, grupos artísticos da cidade e comunidade em geral, totalizando cerca de 600 pessoas presentes.”Cerca de 300 alunos se envolveram nas atividades de dança, teatro, coral, além de apresentações individuais no show de talentos. Temos um Centro de Idiomas no campus Bacabal, com cerca e 150 alunos que estudam Inglês, Espanhol e Libras. O Christmas é uma oportunidade diferente de uso da língua. Os alunos se sentem motivados a se expressarem nas línguas de uma maneira mais próxima do real do que em sala de aula, o que contribui para a aquisição da língua estrangeira de forma mais eficiente. Além do fator linguístico, tem o fato social, a interação entre eles, a inclusão de pessoas com deficiência nas apresentações, a troca de experiências entre eles são fatores importantes para a formação dos alunos como falantes e como cidadãos”, explica Carlos Alberto Lira Júnior, um dos organziadores do evento.

“No decorrer do ano, foi anunciado o acontecimento do Christmas, sendo meu primeiro ano no IFMA, não sabia como funcionava, eu apenas tinha visto fotos e vídeos, mas não imaginava que era tão lindo e inspirador. Eu simplesmente amei participar do Christmas 2019, e modéstia parte, minha apresentação favorita foi a da minha turma, Química 1, somos calouros, mas arrasamos. Muito obrigada IFMA, por proporcionar esse evento tão lindo que tem como propósito trazer o verdadeiro espírito natalino, que é comemorar o nascimento de Jesus e lembrar as pessoas de serem solidárias, terem empatia e amor ao próximo”, comenta a aluna do primeiro ano do curso técnico em Química, Suzanny Graepp Sintra.

“Participar do Christmas Circus para mim foi encantador. A cada ano que passa o evento surpreende em cada detalhe, em cada tema, em cada apresentação. Ver os alunos do IFMA apresentando em inglês, espanhol e libras nos traz uma motivação e um pensamento de que sim é possível aprender uma língua estrangeira, mas mais do que isso o Christmas é algo que fica no coração. A maneira como os sentimentos bons são despertados no nosso interior, como as cores da nossa vida ficam alegres é algo que torna esse evento especial. O amor, o carinho com que o Christmas foi organizado  e as apresentações de cada turma não só mostraram que os alunos aprenderam um idioma, mas que eles puderam transmitir para o outro um pouco mais de vida e de alegria de viver. Isso, para mim, foi estar no Christmas Circus 2019: receber de cada apresentação um pouco mais da alegria de viver”, destacou a aluna do Centro de Idiomas, Raina Kathleem Apoliano da Silva.

“Fiquei muito feliz e honrada por fazer parte dessa celebração maravilhosa. O Christmas é um evento que reúne toda a comunidade, alunos e professores do IFMA Campus Bacabal. O brilho da festa é ainda maior porque ela é feita por todos e para todos. As apresentações em inglês e espanhol ajudam a por em prática o que nossos alunos aprenderam no centro de idiomas. É incrível ver o empenho deles, que se dedicam durante semanas, ensaiando e trabalhando na decoração para que tudo seja perfeito, e o resultado é surpreendente. É muito bom para o Campus também, pois é o momento em que as famílias vêm para a escola e ficam orgulhosas do desempenho dos filhos para além do âmbito acadêmico. Sempre me emociono ao ver as apresentações, o espetáculo é todo deles”, comemorou a professora do Centro de Idiomas, Katharine Silva de Oliveira Soares.

Assunto(s): Campus Bacabal , Christmas , ifma , natal