Página Inicial > Notícias > Aluno do campus é escolhido para intercâmbio no Porto

Aluno do campus é escolhido para intercâmbio no Porto

Antonio Braga foi um dos 15 selecionados por meio de edital da PRPGI para intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.
  • publicado 28/02/2019 15h41
  • última modificação 28/02/2019 16h47

Antonio Braga terá a oportunidade de passar dois meses no Instituto Politécnico do Porto.

O aluno Antonio Braga, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal, foi um dos 15 estudantes selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) para participar do intercâmbio internacional de pesquisa científica e aplicada no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (EDITAL PRPGI Nº 167, de 28 de dezembro de 2018).

O estudante é do Curso de Licenciatura em Química e terá a oportunidade de passar dois meses no Instituto Politécnico do Porto, com uma bolsa de R$ 20 mil. Para ele, essa é uma grande oportunidade para crescimento profissional e pessoal. “Para mim, a ficha ainda não caiu. Ainda não acredito que irei a Portugal estudar e conhecer estudantes e pesquisadores de outro país, sem contar que irei conhecer um novo país com uma cultura diferente da nossa. Agradeço em especial a todos os meus professores, minha mãe e amigos que me ajudaram e acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditei em mim mesmo”, disse.

Segundo o aluno, ele conseguiu ser escolhido para participar do programa pelo fato de estudar inglês no Centro de Idiomas do IFMA Campus Bacabal. “Consegui uma vaga neste programa tão disputado, pois a língua foi certamente a etapa decisiva desta seleção e que me colocou entre os 15 selecionados”, declarou.

Na instituição de ensino portuguesa, Antonio Braga participará do projeto “Extração de compostos fenólicos para valorização de resíduos agro-alimentares”, desenvolvido no grupo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) GRAQ (Grupo de Reação e Análises Químicas). O projeto desenvolvido pelo GRAQ no Instituto Politécnico do Porto busca o desenvolvimento e a otimização de processos de extração de compostos fenólicos de resíduos da indústria frutícola, que produz quantidades substanciais de resíduos ricos em compostos bioativos, como por exemplo, proteínas, óleos, açúcares, vitaminas, fibras, polifenóis e outros antioxidantes.