Página Inicial > Notícias > Campus celebra festividades juninas com arraial

Campus celebra festividades juninas com arraial

Acompanhando o calendário tradicional de eventos e brincadeiras, alunos, servidores e comunidade se confraternizaram no espaço do Instituto
  • publicado 03/07/2017 11h36
  • última modificação 03/07/2017 11h37

Na área externa do Campus Bacabal, comunidade se confraternizou em torno das tradições maranhenses

O sentimento de pertencer à terra e às manifestações tradicionais foi a marca da terceira edição do Arraial do IFMA, realizado pelo campus na cidade de Bacabal. Com o tema “Teu chão tua raiz: festejando nossas tradições”, o evento aconteceu em 21 de junho (quarta-feira), contando com várias atrações artísticas.

Dentre as participações que animaram alunos, servidores e comunidade em geral com a cultura maranhense, destacaram-se o grupo de Bumba-meu-boi Brilho do SESI, com sotaque de orquestra, e os cantadores e coreiras do tambor de crioula do quilombo São Sebastião dos Pretos, assim como o cardápio variado nas barracas de comidas típicas, apreciadas pelo público especialmente durante as festividades juninas.

Arraial do IFMA buscou promover o conhecimento da cultura regional para a construção da identidade

Os estudantes do Campus Bacabal também fizeram parte de uma gincana cultural, envolvendo provas como desfile de rei e rainha caipira e danças juninas. As brincadeiras se completaram com a quadrilha dos servidores, concurso de forró, e apresentação de banda de forró pé-de-serra, além de outras atrações.

Apresentação de grupo de índios reforçou a proposta de promover e preservar a cultura maranhense

“O evento teve por objetivo o reconhecimento e a valorização da cultura maranhense e regional”, disse Leandro Lago, coordenador da comissão organizadora do Arraial do IFMA. Habilitado em Artes Cênicas e professor de Arte do Campus Bacabal, ele informou que a iniciativa da festa junina foi idealizada como projeto de extensão destinado a tornar o espaço institucional em local de efetivo aprendizado artístico-cultural. Ao promover o conhecimento e despertar o interesse pela preservação da cultura da região, o projeto buscou construir uma identidade cultural cada vez mais sólida.

GALERIA DE IMAGENS

(Arraial do IFMA – Campus Bacabal)