Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para Encontro de Iniciação à Docência

Inscrições abertas para Encontro de Iniciação à Docência

Evento será realizado de 6 a 8 de dezembro em Bacabal. Inscrições vão de 19 de junho a 17 de novembro.
  • Assessoria de comunicação, com informações do campus
  • publicado 19/06/2017 10h27
  • última modificação 20/06/2017 10h03

Com o objetivo de promover a divulgação e publicação de trabalhos acadêmicos e estimular a pesquisa científica no interior do Estado, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal vai realizar o III Workshop de Projetos e TCCs e Encontro de Iniciação à Docência (Workid) no período de 6 a 8 de dezembro. As inscrições estarão abertas de 19 de junho a 17 de novembro. O evento vai discutir A importância da docência na formação cidadã e será um espaço para divulgar trabalhos de conclusão de curso, resultados de pesquisa, projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), além de outras pesquisas acadêmicas. “O tema foi escolhido em um momento em que a educação  tem passado por grandes mudanças e visa demonstrar que atuação docente vai além da sala de aula, permitindo ensinamentos que uma condução mais efetiva da vida cidadã dos estudante. A temática será abordada através de palestras e mesas redondas”, explica o professor Carlos Alberto Lira, da Comissão organizadora.

O workshop já está em sua terceira edição e é promovido pelo Campus Bacabal, por meio do Grupo de Pesquisa em Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências e Coordenação Local do PIBID. Durante o encontro, professores, pesquisadores, alunos e demais interessados poderão debater sobre o tema, apontando tendências, novidades e caminhos para a busca conjunta pela inovação e ampliação tecnológica para região.

Submissão de trabalhos – Os trabalhos científicos devem ser submetidos no período de 21 de agosto a 29 de setembro. Para submeter um trabalho, o participante deve estar inscrito e enviar o arquivo online, informando a categoria do trabalho dentre uma das três seguintes:

• Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Graduação e Especialização);
  • Pesquisa Científica (Resultado de pesquisa científica ou tecnológica, submetida por estudantes, professores e/ou pesquisadores);
  • Iniciação à Docência (Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBID).

O trabalho deverá ser apresentado na forma de artigo completo, redigido em língua portuguesa, com identificação dos autores (nome completo sem abreviações), instituição de origem e/ou programa de bolsa ou curso a que pertence, ter extensão mínima de 5 páginas e máxima de 10 páginas, seguindo obrigatoriamente o modelo do evento.

Regulamento dos trabalhos científicos

Acesse a página do evento

Histórico

As duas primeiras edições do Workshop de Projetos e TCCs e Encontro de Iniciação a Docência, realizadas nos anos 2015 e 2016, envolveram a participação de mais de 500 pessoas, estando presentes pesquisadores, professores da educação básica, graduados, estudantes de graduação, alunos de iniciação científica e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de diversas Instituições de Ensino Superior.

Nos dois anos de evento, foram submetidos 144 trabalhos científicos de diversos pesquisadores de todo pais divididos em três categorias: Iniciação Científica (IC), Iniciação à Docência (ID) e Trabalho de Conclusão de Curso (TC). Ao todo 99 trabalhos foram publicados nos anais.

O Evento teve repercussão estadual uma vez que envolveu bolsistas, coordenadores e supervisores do PIBID do IFMA de diversos Campi e de outras IES, além de alunos e professores de cursos de graduação de outras regiões do estado.